SÃO JOSE DE ANCHIETA
SÃO JOSE DE ANCHIETA

SÃO JOSÉ DE ANCHIETA, padre Jesuita espanhol, nasceu na cidade de San Cristobal de La Laguna (Espanha) em 19 de março de 1534 e faleceu na cidade de Iriritiba (atual Anchieta, ES) no dia 09 de Junho de 1597. Em 22 de Junho de 1980 foi beatificado pelo Papa João Paulo II e em 02 de Abril de 2014 foi canonizado. Dedicou a sua vida na catequização dos índios no século XVI, na região da Cidade de São Paulo, da qual também foi um dos fundadores, onde também participou da fundação do Colégio São Paulo. Na sua luta em defesa dos índios brasileiros, evitou que os mesmos fossem escravizados pelos colonizadores portugueses. Participou, ao lado dos portugueses da luta contra os franceses estabelecidos na França Antártica. Dirigiu o Colégio dos Jesuítas, no Rio de Janeiro por mais de três anos, sendo em 1577 nomeado Provincial da Companhia dos Jesuitas no Brasil. Suas principais obras foram: "Poema à Virgem", "os feitos de Mem de Sá", "Arte e Gramática da língua mais usada na costa do Brasil", "A Cartilha dos Nativos" (Gramática tupi-guarani) e "Carta da Campanha".

Neste dia 2 de abril de 2014, a Igreja de Jesus Cristo está em festa, o povo Brasileiro, o povo Capixaba e o povo de Anchieta estáo em festa, pois não contabilizamos somente a alegria de termos mais um intercessor nos nossos altares, mas por ter alguém, ao lado de Deus, cujo exemplo de vida e testemunho da Fé, vivenciados em ações contínuas a favor dos mais fracos, nos impulsona a uma nova maneira de agir no mundo de hoje. A veneração que temos aos Santos deve ser traduzida pela nossa disposição em seguir o seu legado, nos seus exemplos de vida.

 

 

ORAÇÃO

Bem-aventurado José de Anchieta, missionário incansável e Apóstolo do Brasil, abençoai a nossa Pátria e a cada um de nós. Inflamado pelo zelo da glória de Deus, consumistes a vida na promoção dos indígenas, catequizando, instruindo, fazendo o bem. Que o legado de vosso exemplo frutifique novos apóstolos e missionários em nossa terra.

Professor e mestre, abençoai nossos jovens, crianças e educadores. Consolador dos doentes e aflitos, protetor dos pobres e abandonados, velai por todos aqueles que mais necessitam e sofrem em nossa sociedade, nem sempre justa, fraterna e cristã. Santificai as famílias e comunidades, orientando os que regem os destinos do Brasil e do Mundo. Através de Maria Santíssima, que tanto venerastes na terra, iluminai os nossos caminhos, hoje e sempre. Amém.